Oficina de Música de Curitiba: MP de Contas investiga motivos e repercussões do cancelamento

Evento tradicional da cidade, a 35ª Oficina de Música de Curitiba foi suspensa e não tem data para ocorrer. De acordo com a previsão inicial, as atividades durariam de 7 a 29 de janeiro.

A Oficina acontece desde 1983 e representa um dos mais importantes eventos de música da América Latina, promovendo inúmeras atividades destinadas ao desenvolvimento acadêmico e profissional de brasileiros e estrangeiros. As mais variadas vertentes musicais são contempladas e valorizadas: desde a música erudita até as produções voltadas ao universo infantil, passando pela música popular brasileira, dentre outras.

Mais de uma centena de cursos seriam oferecidos, e para os quais já haviam se inscrito cerca de 2 mil alunos, provenientes de inúmeros países da América Latina e da Europa.

Como o evento já estava programado, inclusive com destinação orçamentária aprovada, o MP de Contas enviou ofício ao Prefeito Municipal, Rafael Greca, e ao Secretário de Governo, Luiz Fernando Jamur, em que são questionados os motivos do cancelamento, bem como se houve uma estimativa sobre o impacto financeiro que a decisão acarretará nos cofres públicos.

As informações são relevantes para verificar se houve um adequado dimensionamento a respeito dos recursos já gastos pelo Município com o planejamento do evento, bem como da queda de arrecadação de receita tributária que decorrerá do arrefecimento da atividade hoteleira e de outros setores do comércio local que se preparavam para receber os músicos e turistas.

Também é questionada a destinação que será dada aos recursos orçamentários que não serão mais aplicados no evento.

As informações deverão ser prestadas até 20 de fevereiro.