ANPR é favorável à inclusão do MP de Contas na composição do CNMP

ANPR é favorável à inclusão do MP de Contas na composição do  CNMP
Em nota técnica entregue nesta quinta-feira, 3, ao senador Pedro Taques (PDT-MT), a ANPR manifestou-se favoravelmente à Proposta de Emenda à Constituição n° 42/2013. A maté…ria altera o artigo 130-A da Constituição Federal, para incluir o Ministério Público de Contas e seus membros na jurisdição do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Taques é o relator da proposição na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado.
No documento, a Associação destaca que o MP de Contas foi concebido para atuar de forma independente e livre de pressões externas, tal como os outros Ministérios Públicos. Dessa forma, não estão sujeitos, hierarquicamente, à Corte de Contas.
A ANPR lembra, ainda, que as atividades do MP de Contas não se distanciam da natureza das desempenhadas pelos demais órgãos ministeriais e que a seus membros aplica-se o perfil delineado para o MP, como função essencial à justiça. “Daí reponta a lógica de um controle externo exercido por órgão idêntico”, justifica a nota.
Confira a íntegra da nota técnica em: http://www.anpr.org.br/index.php?option=com_noticias&view=destaque&id=3570