
A Diretora-Geral do Ministério Público de Contas do Paraná (MPC-PR), Barbara Krysttal Motta Almeida Reis, participou nesta segunda-feira (8) do Masterclass on-line “Boas práticas de Gestão de dados municipais e órgãos de Controle, realizado pelo Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos (PIT-SJC) em parceria com o MPC-PR.
O evento integra o ciclo formativo do InovaCidades, iniciativa que busca modernizar administrações municipais por meio do uso de indicadores e práticas inovadoras. O encontro foi mediado por Thales Tito, Especialista de Negócios do PIT, e destacou a importância da governança de dados para promover transparência, eficiência e tomada de decisão baseada em evidências na gestão pública.
Dados confiáveis e linguagem acessível
Durante a apresentação, Barbara explicou que informações públicas precisam ser padronizadas, replicáveis e com origem segura. Também abordou a diferença entre dados estruturados e não estruturados e como essa organização permite análises mais precisas e decisões qualificadas.
Em relação ao papel dos órgãos de controle, destacou que ele vai muito além da fiscalização, pois envolve induzir boas práticas e apoiar gestores na construção de políticas públicas eficazes. “O objetivo do Ministério Público de Contas não é apenas apontar irregularidades, mas garantir que as políticas tenham maior efetividade e eficiência”, afirmou.
Entre os temas discutidos, Barbara também falou sobre a Lei de Acesso à Informação – LAI (Lei n° 12.527/2011) e Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD (Lei nº 13.709/2018), reforçando que ambas são complementares e exigem capacitação dos municípios para evitar exposição de dados sensíveis.
Ela citou, ainda, os projetos especiais do MPC-PR, como o monitoramento das estruturas de Defesa Civil e ações voltadas à preparação para eventos climáticos extremos, ressaltando a liderança do Procurador-Geral Gabriel Guy Léger e o papel fundamental da equipe do MPC-PR, que, segundo Barbara, tem atuado com dedicação e excelência para garantir avanços significativos na gestão pública.
Por fim, Barbara enfatizou que o InovaCidades não busca apenas certificar os municípios, mas promover de forma significativa a melhoria da qualidade de vida da população.
Próximos passos
O ciclo formativo do Programa InovaCidades MPC seguirá com novos webinars em 2026, além de um hackathon GovTech no Estado Paraná, reunindo prefeitos e startups para desenvolver soluções tecnológicas. A iniciativa inclui ainda diagnósticos, notas recomendatórias e avaliação do avanço dos municípios em governança e inovação.
