MPC-PR debate com o setor privado iniciativas de fomento à acessibilidade

O procurador-geral, Michael Richard Reiner, e o procurador do MPC Gabriel Guy Léger em reunião com representantes da Fiep
O procurador-geral, Michael Richard Reiner, e o procurador do MPC Gabriel Guy Léger em reunião com representantes da Fiep

Nesta quinta-feira (20 de agosto), o procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC), Michael Richard Reiner, e o procurador Gabriel Guy Léger receberam a visita do diretor da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e do Sindicato da Indústria Moveleira (Simov), Constantino Berezuska, e da designer e professora convidada do Serviço Social da Indústria (Sesi) Cristiana Miranda.

O diretor da Fiep e a designer convidaram os procuradores para participar do 6º Congresso Nacional Moveleiro, que será realizado em Curitiba, nos dias 16 e 17 de setembro. No evento, que é o maior do setor moveleiro do Brasil e no qual ocorre a premiação do Prêmio Top Móbile, ocorrerá o lançamento de uma linha de móveis funcionais acessíveis.

O lançamento será fruto de um trabalho desenvolvido por meio de um projeto acadêmico do Sesi, no qual técnicos de design criaram uma linha de móveis inclusivos para escritórios e residências.

Constantino Berezuska afirmou aos procuradores que o objetivo é tornar Curitiba um polo moveleiro a exemplo do que a cidade de Milão, na Itália, é um polo da indústria da moda. Ele frisou a importância de começar na academia o projeto de inclusão, envolvendo a criatividade e a interação dos estudantes.

Segundo o procurador do MPC Gabriel Guy Léger, a iniciativa tem relação com o projeto MPC Pela Acessibilidade Total, que envolve o desenvolvimento de políticas públicas e a atuação da fiscalização do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) com o enfoque em acessibilidade. Ele destacou a necessidade da sinergia entre os esforços dos setores público e privado para a obtenção de resultados efetivos, além de ressaltar a importância do apoio da indústria e da inclusão do tema na pauta da Fiep, principalmente, nesta nova fase que se inicia com a Lei de Acessibilidade e Inclusão.

Michael Reiner, procurador-geral do MPC, destacou a importância da preocupação com acessibilidade durante o desenvolvimento dos projetos arquitetônicos e de decoração, e não somente na adaptação dos espaços existentes.

Cristiana Miranda lembrou que há a necessidade de se contemplar o tema da acessibilidade nos projetos em geral, e não só em relação a produtos específicos para aqueles que têm determinadas restrições. Ela citou o exemplo de espaços que são adequados às pessoas portadoras de necessidades especiais, mas sua mobília não é adequada.

Eventos

Nesta sexta-feira (21 de agosto), às 15h10, Léger apresentará a palestra Acessibilidade Enquanto Política Pública no Ministério Público do Trabalho do Paraná (MPT-PR), que realiza nessa data o seminário 24 Anos da Lei de Cotas – Entendimento da Lei, Seus Avanços e Resultados.

Na terça-feira (25), o procurador do MPC apresentará no Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-

RS), a convite do presidente daquela corte, conselheiro Cezar Miola, o painel O Papel do MPC na Fiscalização dos Planos Municipais de Acessibilidade. A palestra faz parte do seminário Inclusão e Acessibilidade: Uma Nova Realidade, que será realizado entre às 10h e às 17h30 no auditório do TCE-RS.

Serviço

Evento: 6º Congresso Nacional Moveleiro – Quem Mexeu no Meu Móvel?

Data: 16 e 17 de setembro.

Programação e Inscrições: congressomoveleiro.org.br

Evento: 24 Anos da Lei de Cotas – Entendimento da Lei, Seus Avanços e Resultados.

Data: 21 de agosto, das 14h às 17h.

Local: Auditório do MPT – 9ª Região; Rua Vicente Machado, 84 – Curitiba.

Evento: Inclusão e Acessibilidade: Uma Nova Realidade

Data: 25 de agosto, das 10h às 17h30.

Local: Auditório do TCE-RS; Rua Sete de Setembro, 388, Porto Alegre.

Informações: (51) 3214-9794 e 3214-9701, ou escola@tce.rs.gov.br.

Autor: Diretoria de Comunicação SocialFonte: TCE/PR