O Ministério Público de Contas do Estado do Paraná (MPC‑PR) lançará no próximo mês (março) a 22ª edição da Revista do MPC‑PR, publicação institucional voltada à difusão de estudos e reflexões sobre o controle da Administração Pública, à gestão e às políticas públicas.
A nova edição será lançada em um momento relevante para o periódico, que recentemente alcançou a classificação B1 no sistema Qualis Periódicos, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), referente ao quadriênio 2021–2024. A classificação reconhece o atendimento a critérios acadêmicos relacionados ao processo editorial, à avaliação por pares e à consistência científica dos trabalhos publicados.
Ao longo de sua trajetória, a Revista do MPC‑PR tem ampliado o escopo de seus conteúdos ao promover debates que envolvem diferentes áreas do conhecimento, incluindo abordagens jurídicas, econômicas, sociais, contábeis, administrativas, filosóficas e políticas. Essa perspectiva multidisciplinar também estará presente na próxima edição, que reunirá artigos inéditos sobre temas atuais e relevantes para a Administração Pública.
Entre os assuntos que serão contemplados estão análises relacionadas ao controle público, governança, políticas públicas, contratos administrativos, finanças públicas, sustentabilidade, proteção de direitos fundamentais e desafios enfrentados pelo setor público diante de transformações normativas, econômicas e sociais.
A edição contará ainda com estudos selecionados que aprofundam reflexões sobre uma releitura da atuação do controle externo, bem como a análise da capacidade institucional dos entes públicos frente aos desafios climáticos.
Com o lançamento da 22ª edição da sua Revista, o MPC-PR reafirma seu compromisso institucional com a produção e a difusão do conhecimento, o fortalecimento do controle externo e o incentivo ao debate técnico qualificado sobre temas sensíveis à Administração Pública contemporânea.
Todas as edições da Revista estão disponíveis para consulta no site oficial: https://revista.mpc.pr.gov.br/.
Acompanhe o portal do MPC-PR e nossas redes sociais para novidades sobre o lançamento oficial do periódico.
Revista do MPC-PR
O atual patamar da Revista é resultado de um processo contínuo de aprimoramento editorial, intensificado a partir de 2021, com a adoção obrigatória da avaliação dupla cega por pares (double blind peer review) e a migração para a plataforma Open Journal Systems (OJS), que ampliou a transparência do fluxo editorial, a indexação em bases científicas e a visibilidade dos trabalhos publicados. Em 2023, o periódico havia avançado do estrato C para o B3 e, agora, alcançou o estrato B1.
Atualmente, a Revista do MPC‑PR conta com um Conselho de Avaliadores composto por mais de 150 pesquisadores mestres e doutores, de diferentes regiões do país, que contribuem para a manutenção dos padrões científicos do periódico.
