Relatório do MP de Contas sobre o Plano Nacional de Educação é apresentado à comunidade de Rio Negro

Ontem, dia 23, o MP de Contas apresentou na cidade de Rio Negro o relatório final sobre o cumprimento das metas 1 e 18 do Plano Nacional de Educação (PNE). O estudo promovido pelo MP de Contas do Paraná foi divulgado em junho deste ano em parceria com a UFPR e o MP Estadual.

A abertura do evento foi promovida pelo Procurador-Geral do MP de Contas, dr. Flávio de Azambuja Berti, que promoveu um balanço geral do mapeamento realizado e das possibilidades de atuação conjunta com o MP Estadual. Na sequência, o Analista de Controle Felipe Kafrouni apresentou a metodologia de captação e sistematização dos dados que compõem o relatório.

Após as falas iniciais foi realizada uma mesa redonda com a participação de três Promotores de Justiça e duas professoras.

Foram debatidas as principais conclusões do relatório, que apontou que vários dos 399 municípios do Paraná não cumprem a primeira meta, que estabelece a inclusão de 100% das crianças de quatro a cinco anos de idade na pré-escola, até o ano de 2016.

Com relação à meta 18, que exige a existência de plano de carreira para os profissionais da educação básica, tomando como referência o piso salarial nacional, também se verificou que alguns municípios ainda não cumpriram as exigências.

Assistiram ao evento cerca de 120 pessoas, entre estudantes universitários e professores.