Associação do Ministério Público de Contas completa 35 anos de história

Na última sexta-feira, 4 de setembro, a Associação do Ministério Público de Contas (Ampcon) comemorou 35 anos de história. Para celebrar essa data foi realizada uma live especial com a participação do Ministro Emérito do Supremo Tribunal Federal (STF) Carlos Ayres Britto, cujo tema central foi “O contexto republicano e o Ministério Público de Contas”.

História

A história da AMPCON tem início em 04 de setembro de 1985, quando treze membros de Ministérios Públicos junto a Tribunais de Contas do Brasil, inclusive do Tribunal de Contas da União, reunidos em Salvador/BA, constituíram comissão provisória para a criação de uma associação nacional visando ao “aprimoramento de suas atividades e o intercâmbio permanente sobre assuntos de interesse da categoria”. Essa primeira comissão foi integrada pelos Procuradores Celestino Granato Goulart (RS), Ricardo José Araújo de Oliveira (SC) e Amauri de Oliveira e Silva (PR).

Desde seu nascimento, a Associação defende o Ministério Público de Contas (MPC) como instituição permanente e independente. Ao longo de sua história, inúmeras foram as lutas e vitórias conquistadas que ajudaram o MPC a ser o que é hoje: uma instituição indispensável ao pleno exercício do Controle Externo brasileiro, ainda reclamando, no entanto, para sua plena perfectibilização, a conquista da total autonomia administrativa, orçamentária e financeira.

Saiba mais sobre a história da Ampcon aqui.