Curitiba promove evento com foco em políticas públicas sustentáveis

Entre os dias 5 e 8 de novembro, Curitiba sedia a 5ª edição da Conferência Internacional de Energias Inteligentes (Smart Energy CIEI&EXPO 2018), juntamente com o 9ª GreenBuilding Conferência&Expo e o Fórum de Eficiência Energética da ASHRAE Brasil Chapter, que abraçaram o tema “Construindo o Brasil que queremos”. A proposta do evento é promover a aproximação entre os profissionais desses setores, com o objetivo de desenvolver avanços no campo da sustentabilidade por meio de políticas públicas.

Durante todo o evento estarão acontecendo diversos painéis com a participação de especialistas e autoridades dos setores de energias renováveis e construções sustentáveis, que trazem para o público casos de sucesso, novas tecnologias disponíveis no mercado e ideias para a criação de projetos com foco na sustentabilidade.

Pela primeira vez o Greenbuilding Conference & Expo está sendo realizado fora de estado de São Paulo. A mudança para Curitiba foi feita para destacar a importância da região Sul no crescimento das construções sustentáveis, eficiência energética e geração de energia por fontes renováveis. Nos últimos cinco anos, a taxa média de crescimento anual no Sul foi de 79,6% enquanto que a média brasileira foi de 41%, sendo que Curitiba já tem 22 edifícios certificados, correspondendo a 36,5% dos edifícios LEED da região Sul.

O Procurador do MP de Contas Gabriel Guy Léger, assistiu a primeira noite do evento, a qual contou com a participação do Juiz Sérgio Moro, que palestrou antes da abertura. Em sua fala Moro destacou que o Estado tem papel relevante no desenvolvimento sustentável e que o dinamismo da iniciativa privada cria soluções. “A corrupção traz custos graves para a economia, porque trai a confiança da população em relação à administração pública. Só a democracia permite revelar e punir escândalos de corrupção. O Estado precisa ser o promotor da boa conduta”, ressaltou.

A Smart Energy Ciei&Expo está sendo promovida pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). O evento é organizado pela Paraná Metrologia com o apoio do Instituto Lactec e da Universidade Livre do Meio Ambiente (Unilivre).

Serviço

5ª edição da Conferência Internacional de Energias Inteligentes

Data: 5 a 7 de novembro.

Endereço: Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep)

Av. Comendador Franco, 1341 – Jardim Botânico, Curitiba (PR).

Para mais informações acesse https://evento.smartenergy.org.br/.

 

Fonte: Com informações do Tecpar e Smart Energy.