Integrantes do Ministério Público de Contas de vários Estados participam de evento acerca da Acessibilidade e da Inclusão

Integrantes do Ministério Público de Contas de vários Estados participam de evento acerca da Acessibilidade e da Inclusão.

 

O TCU promoveu nesta terça feira, 30 de junho, mais uma edição do evento “Diálogo Público”, desta vez para debater o tema “Acessibilidade: um Caminho para a Inclusão”.

Estiveram presentes Maísa de Castro Barbosa,  coordenadora nacional do Projeto Ministério Público de Contas pela Acessibilidade Total, Fernanda Cantanhede Veiga Mendonça, coordenadora do projeto em Amazonas, Gabriel Guy Leger, coordenador no Paraná, e o Procurador Sergio Caribé, supervisor da Comissão de Acessibilidade do TCU, bem como o Procurador-Geral do MPC junto ao TCU, Paulo Bugarin, a Subprocuradora-Geral Cristina Machado, e o vice-presidente da Associação Nacional do Ministério Público de Contas – Ampcon, Procurador Júlio Marcelo de Oliveira.

O encontro contou ainda com a participação da Subprocuradora-Geral do Ministério Público do Trabalho, coordenadora do NEACE e membro auxiliar do CNMP, Dra. Maria Aparecida Gugel, da Coordenadora da Comissão de Inclusão e Acessibilidade do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul, Conselheira Substituta Ana Cristina Moraes Warpechowski, de João Estevão Silveira Filho, coordenador da Comissão de Acessibilidade do Tribunal de Contas do Espírito Santo, de servidores de diversos órgãos federais, estaduais e distritais, bem como de vários representantes de associações de pessoas com deficiência e do CONFEA.

O objetivo foi o de fomentar o debate sobre a promoção dos direitos da pessoa com deficiência, considerando a recente aprovação da Lei Brasileira de Inclusão – LBI pelo Congresso Nacional, que ainda aguarda a sanção presidencial. Também foi discutido o papel da fiscalização do TCU na promoção da acessibilidade.

Após a abertura, promovida pelo Presidente do TCU,  Ministro Aroldo Cedraz, participaram das discussões o vice-presidente do TCU, ministro Raimundo Carreiro, que apresentou o trabalho desenvolvido pela Corregedoria do TCU, a Deputada Mara Gabrilli, relatora da LBI na Câmara dos Deputados, o Procurador do Ministério Público de Contas Sérgio Caribé e Valéria Ribeiro, auditora do TCU e coordenadora da Comissão de Acessibilidade do tribunal.

Ao final da tarde os participantes foram convidados a conhecer o espaço de “Vivência Sensorial”, onde tiveram a oportunidade de ter a experiência de lidar com as dificuldades vividas pela pessoa com deficiência em seu cotidiano.

O Espaço Vivência Sensorial está instalado no Salão Nobre Ministro Alberto Hoffmann e conta com o apoio da Universidade Maurício de Nassau (projeto “Calçada itinerante”), aberto para visitação até o dia 30 de julho.

IMG-20150702-WA0000
Foto: Procurador do MPC-PR, Gabriel Léger (centro), ao seu lado esquerdo a Subprocuradora-Geral do Ministério Público do Trabalho, Maria Aparecida Gugel, do lado direito a Procuradora Maísa de Castro Barbosa, coordenadora nacional do Projeto Ministério Público de Contas pela Acessibilidade Total, à frente a Deputada Mara Gabrilli e o Procurador do MPC/U Sergio Caribé, supervisor da Comissão de Acessibilidade do TCU e demais colegas participantes