MPC-PR PARTICIPA DE EVENTO DA REDE DE CONTROLE DA GESTÃO PÚBLICA NO PARANÁ

Centenas de participantes lotaram o auditório do Conselho Regional de Contabilidade (CRC), em Curitiba, na manhã e tarde desta quinta-feira (24), no 2º Encontro Estadual da Rede de Controle da Gestão Pública – Paraná

O evento discutiu os desafios do controle social no combate à corrupção e o papel do cidadão no controle social do gasto público, além de trazer as experiências do MPF e Polícia Federal no caso Lava Jato e do MPE na Operação Publicano.

O Ministério Público de Contas do Paraná (MPC-PR), integrante da Rede de Controle da Gestão Pública, compôs a mesa de abertura dos trabalhos, representado por seu Procurador-Geral, Michael Richard Reiner, ao lado de outros órgãos como a Polícia Federal, o Ministério Público Estadual e Federal, secretarias estaduais da Fazenda, da Justiça e da Segurança Pública, Tribunal de Contas, Procuradoria Geral do Estado, Receita Federal entre outras.

No período da manhã, houve um painel com o tema “Propostas de Melhoria na Legislação de Combate ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro”, com participação do procurador da República Athayde Ribeiro Costa, que atua na Operação Lava Jato, e do promotor de Justiça Renato de Lima Castro, que atua na Operação Publicano, além do delegado da Polícia Federal no Paraná, Márcio Adriano Anselmo, que participa das investigações da Lava Jato, e do delegado da Polícia Civil do Paraná Alexandre Rorato Maciel, que atua na Corregedoria da Corporação.

No período da tarde, aconteceu uma exposição do procurador de Justiça Bruno Galatti, subprocurador-geral de Justiça para Assuntos de Planejamento Institucional, que falou sobre os “Desafios e Conquistas do RCGP no Paraná”. Em seguida, houve mesa-redonda sobre “O papel da sociedade civil no controle social”, com participação de José Chizzotti (Amarribo Brasil), Ney da Nóbrega Ribas (Observatório Social do Brasil), Jamil Assis (Instituto Atuação) e Luciano Elias Reis (OAB-PR).

A coordenação da Rede de Controle no Paraná está, atualmente, sob o encargo do Procurador da República, chefe substituto da PR-PR e Procurador Eleitoral, Alessandro José Fernandes de Oliveira, que também conduziu a abertura do encontro.

O evento também serviu de oportunidade para a conscientização dos participantes acerca das medidas de combate à corrupção promovidas pelo MPF (#corrupçãoNÃO), campanha apoiada pelo MPC-PR.

Fonte: MP-PR/TCEPR com MPC-PR

Mesa de abertura do 2.º Encontro da Rede de Controle da Gestão Pública - PR