MP de Contas firma parceria com a Universidade Estadual de Maringá

Buscando aproximar o trabalho do MP de Contas do Paraná dos centros acadêmicos e da sociedade, o Procurador-Geral, Flávio de Azambuja Berti, firma em solenidade oficial na próxima terça-feira (10), um convênio com a Universidade Estadual de Maringá. O objetivo da parceria é trocar informações entre as instituições, no que se refere os projetos especiais desenvolvidos pelo órgão ministerial, contribuindo para realização de pesquisas de estudantes e professores.

Desde o ano passado o MP de Contas vem realizando levantamentos da situação dos municípios paranaenses em relação aos gastos e investimentos de recursos públicos efetuados nas áreas de saúde e educação. Com esse mapeamento torna-se possível identificar possíveis irregularidades, inclusive com potencial de danos ao erário.

As negociações para efetivação da parceria vinham sendo discutidas desde novembro de 2017, com o Reitor, professor Mauro Baesso. Ficou acordado que os pesquisadores da UEM que serão subsidiados com essas informações, pertencem as áreas de estatística, matemática, física, administração e contabilidade. A ideia é que os professores e estudantes trabalhem sobre esses dados coletados pelo MP de Contas, para identificação de irregularidades nas contratações de médicos plantonistas e licitações de medicamentos.

A realização do convênio é estratégica, pois possibilitará um maior controle social, por meio de eventos e foros de discussão a serem promovidos pela universidade com a participação do órgão ministerial.