MP de Contas participa de curso sobre Ouvidorias em Curitiba

Hoje (5), o Procurador-Geral do MP de Contas do Paraná (MPC-PR), Flávio Berti, participa do curso Ouvidoria e Aceso à Informação – Atendimento às Leis 12.527/11 e 13.460/17, promovido pela Escola de Gestão Pública (EGP). O evento acontece em Curitiba, no Auditório do Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR), das 8h30 às 17h.

O evento é dirigido a gestores e servidores, membros de observatórios sociais e outros cidadãos interessados em acompanhar melhor a gestão pública. Neste ano, já foram realizados dois cursos sobre o tema: em Cambará (Norte Pioneiro), em 27 de junho; e em Toledo (Oeste), em 16 de setembro.

O curso busca contribuir no atendimento às leis nº 12.527/2011 (Lei de Acesso à Informação, LAI) e nº 13.460/2017 (Lei de Proteção ao Usuário dos Serviços Públicos). Em sua fala, o Procurador-Geral Flávio de Azambuja Berti, deu destaque ao cumprimento das regras relativas aos portais da transparência municipal.

Além disso, durante o curso também são detalhados os aspectos da Lei 13.460/17, que tornou obrigatória a existência de canal de comunicação com o cidadão em todas as prefeituras brasileiras. Com implantação gradual, em junho deste ano a lei passou a vigorar também para os municípios com população abaixo de 100 mil habitantes, lembra o ouvidor do TCE-PR, Patrick Machado, palestrante do evento.

No curso, Machado também apresenta a Ouvidoria do TCE-PR. Principal canal de comunicação do Tribunal com o cidadão paranaense, a Ouvidoria avalia todos os atendimentos que são registrados e, quando necessário, os encaminha à unidade técnica correspondente àquela reclamação, para análise e manifestação.

Os contatos com a Ouvidoria podem ser feitos de quatro maneiras: pela internet, via portal do TCE-PR; por ligação telefônica gratuita, pelo número 0800-645-0645; pessoalmente, no sexto andar do Edifício-Anexo do TCE-PR; ou por carta endereçada à Praça Nossa Senhora de Salete, s/n, Centro Cívico, Curitiba-PR, CEP 80530-910.

Escola de Gestão Pública

Criada em 2008, a EGP realizou, em sua primeira década de atividade, 2.995 eventos de capacitação, que beneficiaram aproximadamente 250 mil pessoas. Nos últimos anos, a EGP consolidou sua plataforma de ensino a distância e se tornou referência nacional na modalidade.

Atualmente, o portal da escola na internet oferece um acervo de 92 cursos e palestras online, continuamente renovados ou revisados, que estão permanentemente à disposição dos interessados, de forma gratuita. Os temas abrangem as principais áreas da administração pública, como Direito, Contabilidade, gestão, atos de pessoal, transferência voluntária de recursos e controle social, além de licitações e contratos.