MPC e 3º setor debatem democracia, participação e cultura política

Nesta quarta-feira (10 de outubro), o procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC), Michael Richard Reiner, e os procuradores Gabriel Guy Léger, Juliana Sternadt Reiner, Célia Rosana Moro Kansou e Katia Regina Puchaski receberam a visita do relações públicas e gestor de projetos do Instituto Atuação, Jamil Assis.

Ele apresentou ao MPC as iniciativas do instituto para fomentar a participação da sociedade no debate político, em ações que fortaleçam a democracia e o desenvolvimento de políticas públicas. Segundo Reiner, essas questões são inerentes à vocação constitucional do MPC, que tem interesse em discutir e fomentar participação da sociedade no fortalecimento da democracia, como o incremento do controle social, por exemplo.

O Instituto Atuação realiza pesquisas e é o idealizador de um projeto-piloto para tornar Curitiba um modelo em experiências democráticas. Essa entidade do terceiro setor tem convênios com instituições norte-americanas e europeias que desenvolvem ações na área.

No dia 23 de novembro, a organização promoverá a Semana da Democracia em Curitiba, com a participação de mais de 200 entidades do terceiro setor. No encontro, será criada uma agenda comum para todas as instituições envolvidas. Entre os palestrantes estão professores da universidade de Stanford e do Albert Einstein Institution, de Boston, uma instituição parceira que foi fundada por Gene Sharp (professor emérito de ciências políticas da Universidade de Massachusetts Dartmouth), indicado quatro vezes para o Prêmio Nobel da Paz.

Nos dias 24 e 25 de novembro haverá rodas de discussão com 40 instituições locais para o desenvolvimento do projeto-piloto de Curitiba.

Saiba mais sobre o Instituto Atuação e a “Semana da Democracia” em: www.atuacao.org.br

0001 - atuacao