Nota de Esclarecimento

Ala ocupada pelo Ministério Público de Contas (MPC-PR), no segundo andar do Edifício-Anexo do TCE-PR, em Curitiba. Foto: Wagner Araújo/Divulgação TCE-PR.

Na tarde de 9 de agosto, o perfil no Instagram do Jornal Globo News, publicou de forma equivocada a imagem do Procurador do Ministério Público de Contas do Estado do Paraná (MPC-PR) Michael Richard Reiner, em notícia intitulada “TCU condena Dallagnol, Janot e procurador a ressarcir cofres públicos em R$ 2,8 milhões”. Os fatos, bem como a foto do Procurador, foram também retratados em edição do SBT Brasil, na mesma data.

Em razão do erro grosseiro por parte dos mencionados veículos de comunicação, o Ministério Público de Contas do Estado do Paraná (MPC-PR) vem a público esclarecer que: (i) esta instituição e seus respectivos Membros não atuaram no âmbito da Operação Lava Jato, uma vez que se tratou de investigação conduzida pelo Ministério Público Federal; (MPF) (ii) nenhum Membro do MPC-PR é beneficiário de quaisquer valores pagos pelo MPF; e (iii) o MPC-PR oficia com exclusividade no âmbito do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, não lhe competindo atuar na esfera federal. Nesse sentido, observa-se que são instituições completamente distintas, sem qualquer vínculo entre si e seus Membros.

Por fim, noticia-se que ambos os veículos de comunicação já foram notificados pelo Procurador para que adotem as providências cabíveis.