Prefeitos que reduzirem serviços de saúde serão responsabilizados

O Estado do Paraná pretende responsabilizar os Prefeitos que limitarem atendimentos e serviços de saúde visando adequação financeira e orçamentária no final da gestão. É o que afirmou Sezifredo Paz, diretor-geral da Secretaria de Estado da Saúde, durante encontro com secretários municipais da saúde em Curitiba na última terça-feira (08).

Para o diretor-geral, condutas que incluam a desmobilização de equipes e o fechamento de unidades serão consideradas inaceitáveis, uma vez que o serviço da saúde deve ser continuamente promovido e não deve admitir esse tipo de corte em seu fornecimento.

Paz salientou, ainda, que a população não pode ser prejudicada por conta do processo de transição na gestão de algumas prefeituras, e por isso a situação deve ser monitorada pelas equipes regionais e eventuais irregularidades devem ser informadas ao Ministério Público, que tomará as medidas cabíveis.

A fiscalização também será de suma importância por conta da chegada do verão e, consequentemente, do aumento do risco de epidemias de dengue. O momento, portanto, é de reforçar as ações de prevenção e promover cuidados contínuos nas redes de saúde dos Municípios.