Recomendações do MP de Contas estão auxiliando municípios de outros Estados no combate à corrupção

#corrupçãoNÃO

As ações do MP de Contas do Paraná (MPC-PR) desenvolvidas como parte do projeto de atuação especial de combate à corrupção nos municípios paranaenses estão repercutindo fora do Estado. É o caso das Recomendações Administrativas que estão servindo como modelo de orientação de boas práticas sobre o tema para gestores públicos do município de Votuporanga, localizado no Estado de São Paulo.

Recentemente o Controlador Interno do município entrou em contato com a equipe do MPC-PR, a fim de elogiar o trabalho desenvolvido e ter acesso aos questionários utilizados pelo Núcleo de Inteligência para medir o grau de maturidade no combate á corrupção dos municípios paranaenses.

Com isso, o controlador interno pretende promover uma avaliação do município de Votuporanga. O mesmo já havia encaminhado cópias das recomendações ministeriais, as quais visam orientar os gestores públicos sobre o desenvolvimento de Programas de Integridade e Compliance, ao Prefeito Municipal como forma de promover essas ações na cidade.

Em resposta a solicitação, o Núcleo de Inteligência disponibilizou cópia do Projeto de Pesquisa sobre a Lei Anticorrupção e Programas de Integridade, o qual engloba todas as fases do projeto, questionário e conclusões. Da mesma forma, o MP de Contas se colocou à disposição do município de Votuporanga, uma vez que é de interesse de todos o aprimoramento e bom funcionamento da Administração Pública em suas mais diversas esferas.

A íntegra do relatório final do Projeto Anticorrupção está disponível aqui.