Amanhã acontece a abertura da 5ª edição do “Observatório do Executivo e Legislativo – Transparência Pública e Controle Social”

21 alunos do curso de Direito da UP receberam certificado pela participação na a 4ª edição do projeto de extensão. Foto: Agência de Notícias do Paraná.

O MP de Contas do Paraná convida a todos para participar da cerimônia de abertura da quinta edição do projeto de extensão “Observatório do Executivo e Legislativo – Transparência Pública e Controle Social”, desenvolvido pela Universidade Positivo (UP) e instituições parceiras. O evento será realizado amanhã (28), das 19h às 21h, no auditório 1 do Bloco Amarelo, localizado no Campus Ecoville da UP.

O programa de extensão começou em 2016 e é resultado de uma parceria entre a Controladoria Geral do Estado (CGE), MP Estadual (MPE-PR), MP de Contas e a UP. O objetivo do programa é fomentar o controle social e a transparência pública, por meio da troca de conhecimento entre estudantes e instituições de controle.

Durante a cerimônia serão apresentadas três palestras com os seguintes convidados:

Às 19h20 – “Controles internos, transparência e integração. O caso da Operação Research. Da concepção do ilícito à punição”, com Marcos Josegrei da Silva, Juiz titular da 14ª Vara Federal de Curitiba.

Às 19h50 – “Você também pode ser um investigador de gastos públicos. Saiba como”, com Katia Brembatti, Professora da Escola de Comunicação da Universidade Positivo e Jornalista da Gazeta do Povo.

20h20 – “Dados Abertos Como Instrumento de Controle Social”, com Alzira Ester Angeli, Auditora Federal de Finanças e Controle, Doutoranda em Ciência Política na UFPR, pesquisadora vinculada ao grupo de pesquisa Instituições, Comportamento Político e Novas Mídias – GEIST/UFPR e ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital – INCT-DD.

Participarão também do evento a professora de Direito Constitucional da Escola de Direito da UP e responsável pelo programa de extensão, Adriana Inomata; o Coordenador Geral da Escola de Direito e professor da Graduação e do Mestrado em Direito da UP, Eduardo Faria Silva; o Promotor de Justiça e Chefe do Núcleo de Apoio Técnico Especializado do Centro de Apoio Técnico à Execução – CAEx, Joelson Luis Pereira; o Auditor Federal de Finanças e Controle  e servidor do Núcleo de Ações de Ouvidoria e Prevenção da Corrupção da Controladoria Geral da União (CGU-PR), Herbert Etges Zandomeneco; o Procurador do MP de Contas do Paraná, Gabriel Guy Léger; e o Coordenador- Geral de Fiscalização do Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR), Rafael Morais Gonçalves Ayres.