Assessores de comunicação do Ministério Público de Contas participam de encontro nacional de capacitação

Na manhã de hoje, dia 8, os assessores de comunicação do Ministério Público de Contas de todo o Brasil participaram do II COM.MPC, realizado em Fortaleza (CE). O encontro faz parte de um conjunto de ações do Conselho Nacional de Procuradores Gerais de Contas (CNPGC) e Associação Nacional do Ministério Público de Contas (AMPCON), por meio das quias se busca incentivar a criação de assessorias de comunicação dentro dos MPC’s, bem como a capacitação dos profissionais que atuam nesses setores.

O COM.MPC integra a programação do XI Fórum Nacional do Ministério Público de Contas, que neste ano está discutindo os “Eixos Temáticos de Atuação do MPC”, tais como educação, saúde, meio ambiente e direito orçamentário financeiro.

Abrindo a reunião, o Presidente da AMPCON, José Américo da Costa Júnior, agradeceu a presença de todos e, em especial, o papel da Procuradora do Ministério Público de Contas do Pará (MPC-PA), Silaine Vendramin, que desde 2021 coordena as ações do Grupo Nacional de Comunicação do Ministério Público de Contas Brasileiro.

“Tivemos o primeiro COM.MPC no ano passado no formato on-line e neste ano conseguimos planejar o encontro de forma presencial desse grupo consolidado de comunicação do Ministério Público de Contas Brasileiro, que começou porque percebemos a necessidade de fortalecer a comunicação por meio da promoção de ações coordenadas”, destacou a Dra. Silaine.

A reunião contou com a participação do jornalista e assessor de comunicação da AMPCON, Sérgio Lerrer, que ministrou a oficina “Comunicação e Sociedade”. Em sua fala, Lerrer destacou o papel da comunicação pública como uma ferramenta de aprimoramento da sociedade e a importância dos MPC’S formarem uma rede colaborativa entre si, com os demais órgãos de controle e grupos da sociedade civil.

Na sequência, o fotojornalista Diego Castro e a assessora de comunicação Mariana Sena, ambos servidores do Ministério Público de Contas do Mato Grosso (MPC-MT), apresentaram questões relacionadas a produção de conteúdo fotográfico, visando aperfeiçoar o uso das diversas ferramentas da comunicação digital.

O encontro reuniu assessores de comunicação, Procuradores e servidores do Ministério Público de Contas de diversas regiões do Brasil.

Conheça o trabalho realizado pelo Grupo Nacional de Comunicação do Ministério Público de Contas: