Em curso no município de Francisco Beltrão, MP de Contas discute contabilização de gastos na saúde

Vista geral da sede urbana de Francisco Beltrão, município da região Sudoeste do Paraná. Foto: Divulgação.

Amanhã (20), o MP de Contas do Paraná (MPC-PR) participa de mais uma edição do curso sobre Contabilidade Pública, promovido pela Escola de Gestão Pública (EGP) do Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR). A capacitação será realizada no município de Francisco Beltrão, das 8h30 às 17 horas, na sede da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop), entidade que apoia o evento.

O foco do curso é aplicação da contabilidade na prestação de contas das entidades jurisdicionadas ao TCE-PR. Serão discutidos temas relacionados aos principais impactos dos registros contábeis no Sistema de Informações Municipais – Acompanhamento Mensal (SIM-AM), a consolidação das demonstrações contábeis, os indicadores fiscais e os demonstrativos contábeis sob o prisma patrimonial.

O Procurador-Geral do MPC-PR, Flávio de Azambuja Berti, também participará do curso de capacitação. O foco de sua palestra será a contabilização dos gastos na área da saúde pelos municípios.

Além disso, outro tema que será abordado será a futura Lei das Finanças Públicas. Já aprovado pelo Senado e atualmente em debate na Câmara Federal, o Projeto de Lei nº 295/16 prevê, entre outros aspectos, o fortalecimento da Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) como instrumento de planejamento da gestão pública. No curso os docentes também abordarão as ações de fiscalização do TCE-PR nas áreas contábil e fiscal e esclarecerão dúvidas dos participantes, com base na jurisprudência e em demandas atendidas pelo Tribunal.

Curso: Contabilidade Pública pelo TCE-PR.

Cidade: Francisco Beltrão.

Data: 20 de setembro (sexta-feira).

Horário: 8h30 às 17h.

Local: Sede da Amsop

Rua Peru, n° 1301 – Bairro Luther King – Francisco Beltrão/PR.

Fonte: Com informações da Diretoria de Comunicação Social – TCE/PR.