Plataforma que analisa dados públicos e identifica indícios de irregularidades é finalista de desafio internacional

Criada há quatro anos por estudantes da Faculdade de Economia e Administração (FEA) da Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto, a ferramenta RevelaGov transforma dados públicos em informações tratadas, possibilitando a identificação de indícios de irregularidades e fraudes pelos municípios paulistas. A plataforma é finalista no desafio Solve Global Challenge, promovido pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos. A premiação será realizada entre os dias 20 e 23 de setembro durante a Assembleia Geral da ONU.

A plataforma, que hoje faz parte da startup Gedanken, foi desenvolvida pelos ex-alunos da USP Rafael dos Anjos (FEA-USP/RP) e Barbara Krysttal (USP – EACH/SP), juntamente com Lucas Madureira dos Anjos, Taís Malta e Andre Luiz Martins.

Por meio de técnicas de Big Data, estatística avançada e inteligência artificial, a ferramenta RevelaGov realiza o cruzamento de dados de mais de 300 fontes, que após passarem por tratamento, são disponibilizadas aos setores públicos e sociedade mediante assinatura da plataforma.

De acordo com informações disponibilizadas no site RevelaGov, ao todo são monitorados 1802 órgãos públicos de todos os municípios do Estado de São Paulo, com exceção da Capital. Foram mapeadas mais de 142 bilhões de dispensas de licitações e já foram identificadas mais de 1 milhão de indícios de irregularidades.

O objetivo da ferramenta é fomentar o controle social e das entidades públicas em geral, ao fornecer informações de forma descomplicada e de fácil entendimento para que qualquer cidadão consiga compreender de que forma está sendo gasto o dinheiro público pelos governantes e entidades públicas.

Desafio Solve Global Challenge

O desafio é uma iniciativa do Massachusetts Institute of Technology (MIT), que busca ações de impacto social que proponham soluções para problemas que afetam populações de diferentes culturas e lugares. Este ano os projetos selecionados serão apresentados para diversos líderes mundiais e um painel de juízes especialista durante a Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), em Nova York, entre os dias 20 e 23 de setembro.

Os selecionados entre os finalistas receberão 10 mil dólares em fundos e terão a oportunidade de receber consultoria da assessoria estratégica das redes da Solve e MIT. Além disso, participarão também de um congresso oferecido pelo MIT, o principal evento anual da iniciativa, e terão acesso a prêmios em dinheiro e a oportunidades de financiamento adicional aos seus projetos.

Conheça mais sobre a plataforma RevelaGov:

https://youtu.be/-a3ANrq-rvA