Ministério Público de Contas realiza eleição para o cargo de Procurador-Geral no biênio 2024-2026

Ala ocupada pelo Ministério Público de Contas (MPC-PR), no segundo andar do Edifício-Anexo do TCE-PR, em Curitiba. Foto: Wagner Araújo/Divulgação TCE-PR.

Na sexta-feira (22), realizou-se a eleição para definição da chefia do Ministério Público de Contas do Paraná (MPC-PR), que comandará a instituição no biênio 2024-2026. 

A eleição ocorreu de forma eletrônica, com a participação de todos os Membros da carreira de Procurador de Contas, nos termos do Regimento Interno. 

O Procurador Gabriel Guy Léger foi o único candidato inscrito, tendo recebido votação unânime dos pares (7 votos). 

Após homologação da eleição, a Procuradora-Geral Valeria Borba oficiou ao Presidente do Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR), Conselheiro Fernando Augusto Mello Guimarães, acerca do resultado do pleito. 

Nos termos da legislação, a lista contendo o resultado das eleições será encaminhada nesta segunda-feira (25) ao Governador do Estado, Carlos Massa Ratinho Junior, autoridade competente pela nomeação do Procurador-Geral do MPC-PR. 

Procurador Gabriel Guy Léger 

Gabriel Guy Léger foi nomeado Procurador do Ministério Público de Contas do Paraná (MPC-PR) em 1998 (Decreto n° 4.361/1998). Formado em Direito pela Faculdade de Direito Curitiba, possui especialização em Direito pela École Nacional de la Magistrature (ENM) e École Nationale d’Administration (ENA). Foi Procurador-Geral do MPC-PR no biênio 2005-2006 e integrou o Conselho Superior do MPC no biênio 2014-2015.