Valéria Borba será reconduzida ao cargo de Procuradora-Geral do MPC-PR na próxima quarta-feira (4)

A Procuradora Valéria Borba representa o Ministério Público de Contas em sessão deliberativa do TCE-PR. Foto: Wagner Araújo/Divulgação TCE-PR.

A atual Procuradora-Geral do Ministério Público de Contas do Paraná (MPC-PR), Valéria Borba, será reconduzida ao cargo de chefia da instituição para o biênio 2022-2024 na próxima quarta-feira (4), às 14h. A cerimônia de posse será realizada durante a sessão virtual do Pleno do Tribunal de Contas (TCE-PR) e contará com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da Corte.

Membro decana do órgão ministerial, Valéria Borba foi nomeada pelo Governador do Estado Carlos Massa Ratinho Junior, mediante o Decreto nº 10.704/2022, publicado no Diário Oficial do Estado nº 11.151 de 5 de abril de 2022, após participar do processo eleitoral interno do MPC-PR, tendo sido a mais votada.

Cabe ao Governador do Estado indicar o Procurador-Geral do MPC-PR dentre os nomes que integram a lista tríplice formada pelos integrantes da carreira do Ministério Público de Contas.

Procuradora Valéria Borba

Valéria Borba ocupa o cargo de Procuradora-Geral desde maio de 2020, sendo seu segundo mandato no comando da instituição. Natural de Paranaguá, cidade localizada no litoral do Estado, possui bacharelado em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Em 1994 tornou-se Procuradora do Ministério Público de Contas do Paraná (Decreto 3.647, de 14/06/1994) e durante o biênio 2013-2014 integrou o Conselho Superior do MPC-PR.