AMPCON e CNPGC se reúnem para alinhar Planejamento Estratégico do MP de Contas Brasileiro

No último dia 13, o Procurador do MP de Contas do Paraná (MPC-PR), Gabriel Guy Léger, participou de uma reunião entre a Associação Nacional do Ministério Público de Contas (AMPCON) e o Conselho Nacional de Procuradores-Gerais de Contas (CNPGC), realizada em Belém (PA).

Durante o encontro, que teve como objetivo alinhar o Plano de gestão Estratégica do Ministério Público de Contas Brasileiro, foi decidida a revisão do plano elaborado no Encontro Nacional do Ministério Público de Contas (Enampcon) em 2018, de forma a agregar o apoio do CNPGC para o alcance dos objetivos e metas definidos pela carreira, visando ao fortalecimento institucional.

Posse do novo Procurador-Geral do MP de Contas do Pará

No dia seguinte a reunião (14), o Procurador do MPC-PR também participou da cerimônia de posse no Procurador Guilherme da Costa Sperry, que assumiu a procuradoria-geral do MPC-PA.

Eleito pelo Colégio de Procuradores do MP de Contas do Pará e nomeado pelo Governador do Estado, Helder Barbalho, no dia 20 de dezembro de 2019, o novo chefe do MP de Contas do Pará pretende, dentre suas principais metas, realizar a nomeação e a posse gradual dos aprovados nos dois últimos concursos realizados em 2019, um para procurador de contas e outro para servidores.

Ao tomar a palavra para o seu primeiro discurso como titular da Procuradoria-Geral de Contas do Estado, Guilherme Sperry agradeceu a Deus, aos seus familiares, aos membros e servidores do MPC-PA, aos conselheiros, conselheiros substitutos e servidores do TCE-PA e, também, ao Governo do Estado. Emocionado, relembrou da faculdade de Direito, à época em que pensou em desistir para seguir sua paixão pela locução radiofônica”.

Sperry também falou sobre o modelo de gestão que pretende empreender, lembrando da importância de conhecer e entender a cultura paraense, “pois, só assim, respeitando a identidade e as características do nosso Estado, é que devem ser propostos os aprimoramentos que se fazem necessários à gestão pública”, disse.

Além de nomear e de dar posse aos novos servidores, Sperry pretende dar ênfase à informatização do MPC-PA, “com o desenvolvimento de novos sistemas que otimizem o trabalho do Ministério Público de Contas”, explicou.

Outro objetivo será o aprimoramento da contribuição do MPC-PA com a Procuradoria Geral do Estado (PGE), em relação à cobrança dos débitos e das multas oriundas dos processos do TCE-PA.

Em relação ao tema, ele acrescentou que “o aprimoramento do trabalho que se iniciou no ano passado, com a colaboração do TCE-PA, do MPC-PA e da PGE-PA, mostra-se importante, uma vez que o Poder Executivo, ao dispor de mais recursos, certamente poderá melhor atender ao cidadão desse Estado. Trata-se, portanto, de medida colaborativa aonde ganham todos os envolvidos”, concluiu.

Ao encerrar seu discurso, Guilherme lembrou de uma mensagem atribuída a Albert Einstein: “insanidade é continuar fazendo a mesma coisa e esperar um resultado diferente”!.

Fonte: Com informações do CNPGC e do MPC-PA.