Assessores de Comunicação do MPC participam da 3ª edição do encontro nacional de capacitação

Nos dias 19 e 20 de outubro, as assessoras de comunicação do Ministério Público de Contas do Paraná participaram do III Encontro Nacional de Comunicação do Ministério Público de Contas Nacional (MPC), realizado em João Pessoa (PB). O encontro é resultado de uma iniciativa conjunta do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais de Contas (CNPGC) e da Associação Nacional do Ministério Público de Contas (AMPCON), por meio da qual buscam promover a capacitação de todos os servidores que atuam nos setores de comunicação ministerial. 

O ComMPC aconteceu paralelamente ao XV Congresso Nacional do Ministério Público de Contas “Farol para o Desenvolvimento Sustentável”, com objetivo de fomentar ideias e trazer reflexões sobre o atual cenário ambiental do país, bem como a necessidade de instituir novas políticas públicas visando a sustentabilidade.  O encontro reuniu assessores de comunicação, Procuradores e servidores do Ministério Público de Contas de diversas regiões do Brasil. 

Representando o Ministério Público de Contas do Paraná (MPC-PR), participaram do encontro as assessoras Giovanna Menezes Faria e Mykaella Ribeiro Mello. 

Durante a abertura do evento, a Coordenadora do Grupo Nacional de Comunicação e Procuradora do Ministério Público de Contas do Pará (MPC-PA), Silaine Vendramin, ressaltou que é preciso que as instituições compreendam o poder da comunicação, enfatizando que as assessorias de comunicação são fundamentais para o engajamento dos Ministérios Públicos de Contas com a sociedade.  

Oficina de media training  

Jornalista e apresentadora de TV, Nadja Rodrigues, ministra oficina de media training para assessores de comunicalção do MPC.

Como parte da programação do encontro, durante a tarde do dia 19, os assessores de comunicação participaram de uma oficina de media training, com a jornalista e apresentadora da TV Bandeirantes do Piauí, Nadja Rodrigues.   

O media training, cuja tradução significa “treinamento de imprensa”, consiste na preparação de um profissional que irá atuar como porta-voz de uma instituição e/ou organização. Esse treinamento envolve o aprendizado de diversas técnicas de comunicação que irão auxiliar o profissional a se expressar de forma mais clara e objetiva, assim como a se relacionar melhor com a imprensa.   

Durante a oficina, a jornalista Nadja Rodrigues destacou que as assessorias de comunicação têm um papel fundamental na aproximação das instituições com os seus públicos estratégicos.  

“Atualmente, uma das mais desejadas habilidades é a de poder se comunicar de forma objetiva, clara e, sobretudo, assertiva, a fim de garantir que a informação que estamos fornecendo está sendo corretamente compreendida pela nossa audiência”, observou a jornalista ao ressaltar que a comunicação requer técnica e, principalmente, treino.  

Roda de Conversa  

Encerrando a programação do encontro, na manhã do dia 20, os assessores de comunicação de diversos MPC’s se reuniram para uma roda de conversa sobre boas práticas na comunicação institucional.   

A reunião contou a mediação da jornalista chefe do Departamento de Comunicação do Ministério Público de Contas do Pará (MPC-PA), Rosana Magno; da assessora de comunicação Mariana Senna e do fotojornalista Diego Castro, ambos servidores do Ministério Público de Contas do Mato Grosso (MPC-MT).   

Foram apresentadas aos assessores diversas ferramentas digitais para organização de fluxos de trabalho, assim como de edição e produção de materiais visuais. Além disso, a roda de conversa permitiu que os assessores trocassem experiências e apresentassem ideias para o desenvolvimento de novos projetos e campanhas conjuntas em âmbito nacional. 

O encontro reuniu assessores de comunicação, Procuradores e servidores do Ministério Público de Contas de diversas regiões do Brasil.