FOLHA DE SÃO PAULO: Mudança na previdência do PR é inconstitucional, diz procurador.

Mudança na previdência do PR é inconstitucional, diz procurador

ESTELITA HASS CARAZZAI
DE CURITIBA

05/05/2015 09h06

O Ministério Público de Contas do Paraná prepara um parecer que considera inconstitucional o projeto que mudou a previdência dos servidores públicos do Estado.

Foi durante a votação deste projeto, na última quarta-feira (29), que um confronto entre manifestantes e policiais deixou quase 200 feridos em frente à Assembleia Legislativa do Paraná.

Segundo o procurador Gabriel Guy Leger, a mudança proposta pelo governo de Beto Richa (PSDB) e aprovada pelos deputados altera o equilíbrio atuarial e financeiro da previdência, contrariando a Constituição Federal.

“Esse projeto só vai mascarar o problema e comprometer governos futuros”, disse Leger à Folha.

O Estado quer passar uma parte dos aposentados pagos pelo fundo financeiro, que integra o caixa do governo, para o fundo previdenciário, que recebe contribuição do Estado e dos servidores e tem um saldo de R$ 8,5 bilhões.

Este fundo foi criado para ser uma espécie de “poupança” da previdência, e é capitalizado –ou seja, o dinheiro é investido em ações e títulos públicos, e é revertido para o próprio fundo.

Com a medida, a gestão Richa, que vive uma crise financeira, economizaria R$ 1,7 bilhão por ano, aliviando o caixa. Nada mudaria no pagamento dos benefícios.

Leger, porém, argumenta que a medida desvirtua o projeto original e vai consumir o fundo previdenciário em cerca de 30 anos, segundo cálculos do próprio governo.

“Essas pessoas que o governo quer migrar jamais contribuíram para esse fundo. São coisas absolutamente distintas”, afirma. Para ele, a mudança compromete o futuro do Estado.

“Pagar as aposentadorias é uma determinação constitucional. Essa não é a questão. O problema é que, nisso, ele não vai mais conseguir pagar as despesas regulares. Aí, teremos o sucateamento da administração.”

MEDIDA CAUTELAR

O Ministério Público, que atua na esfera do Tribunal de Contas, deve ingressar até o final desta semana com uma medida cautelar para suspender a aplicação da proposta, sancionada na última quinta (30). Cabe ao tribunal decidir.

O governo do Paraná argumenta que o projeto foi baseado em cálculos atuariais técnicos, que respeitam “critérios de solvência, liquidez e equilíbrio financeiro”, e que a constitucionalidade do projeto passou pelo crivo dos deputados na Assembleia.

O Ministério Público também pediu ao governo informações sobre a operação policial que mobilizou 1.600 homens de todo o Estado para proteger a Assembleia.

“Queremos saber quanto custou, se algum batalhão no interior ficou desguarnecido, quanto armamento foi utilizado”, afirma o procurador-geral do Ministério Público, Michael Reiner.

O governo tem dez dias para apresentar os dados.

Fonte: Jornal Folha de São Paulo – 05.05.2015

20150428_105515