REDE DE GESTÃO – “Portal da Transparência dos Municípios” é lançado no MP-PR

O Ministério Público de Contas do Paraná, integrante da Rede de Controle da Gestão Pública, participou nesta quinta-feira do lançamento do “Portal da Transparência dos Municípios”.

Cerca de quarenta municípios do Paraná já estão em processo de adequação de seus sites oficiais ao “Portal da Transparência dos Municípios do Paraná”, lançado oficialmente nesta quinta-feira (30/10), durante reunião da Rede de Controle da Gestão Pública do Paraná, na sede do MP-PR. A ferramenta começou a ser implementada no final do ano passado, para dar suporte a prefeituras, câmaras e demais órgãos públicos de todo o estado na adequação às leis de transparência e de acesso à informação.

O subprocurador-geral de Justiça para Assuntos de Planejamento Institucional, Bruno Galati, secretário-executivo da Rede, apresentou a iniciativa, destacando a importância desta nova ferramenta, fruto do trabalho integrado dos parceiros da Rede. “O Paraná é hoje o único estado que possui essa aproximação entre as instituições, podendo assim desenvolver trabalhos de maneira mais eficiente”, declarou.

O procurador-geral de Justiça, Gilberto Giacoia, elogiou o empenho da Rede, que, por meio de várias ações, tem buscado a melhoria da gestão pública. “O esforço que fazemos aqui é otimizar as estruturas públicas”, afirmou. Na sequência, Luiz Sorvos, presidente da Associação dos Municípios do Paraná, destacou a disposição da entidade em colaborar para que o projeto seja bem-sucedido.

A Rede

Formada em 2012, a Rede de Controle da Gestão Pública do Paraná além de atuar de forma integrada no controle da gestão pública, tem por finalidade promover a integração entre os diversos órgãos de controle, a fim de desenvolver formas para um melhor diagnóstico, e o combate à corrupção. Também visa o intercâmbio de experiências e a troca de informações e documentos entre as instituições participantes. Integram a Rede, além do Ministério Público de Contas do Paraná, o Ministério Público do Estado do Paraná, Ministério Público Federal, Ministério Público do Trabalho, Procuradoria-Geral do Estado, Advocacia-Geral da União, Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná, Controladoria-Geral da União, Departamento de Polícia Federal, Receita Federal do Brasil, Tribunal de Contas do Paraná, Tribunal de Contas da União, Tribunal Regional Eleitoral e as Secretarias de Estado da Fazenda, da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos e da Segurança Pública.

lançamento do Portal da Transparência